Entrevista de Emprego

Se você está procurando um novo emprego é fundamental que se prepare para uma das etapas mais importantes do processo seletivo: a entrevista. A equipe TOP COMPANY RH reuniu aqui as principais dicas para você se sair bem nesse momento.

Detalhes são importantes.

Fique atento, pois há detalhes que podem deixar uma impressão boa ou ruim sobre você:

• Planeje-se para chegar no horário marcado.

• Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme.

• Mantenha contato visual com o entrevistador.

• Não exagere no perfume.

• Informe-se sobre o traje usual da empresa.

• Não fale mal de seu atual ou antigo empregador.

• Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou.

• Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego.

• Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo.

A entrevista é uma via de mão dupla.

Aproveite o momento da entrevista para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o cargo para o qual você está concorrendo. Fazendo isso, além de demonstrar interesse pela vaga, você entende melhor quais serão suas atribuições e responsabilidades no novo cargo e consegue ter mais certeza sobre a decisão de continuar no processo seletivo ou não.

Você está participando de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo?

Seja sincero com o entrevistador, isso será valorizado. Analise os prós e os contras de cada cargo para o qual está concorrendo e reúna o máximo de informações sobre cada um deles. Esse exercício o ajudará a decidir o quanto antes sobre qual das oportunidades melhor atende às suas expectativas.

Atenção ao mencionar informações sobre seu salário.

Certifique-se de que você está passando as informações corretas sobre sua remuneração, deixando claro se o valor informado refere-se ao salário ou à remuneração total, incluindo benefícios e bônus. Lembre-se de que a empresa pode solicitar algum documento a fim de comprovar as informações. Tenha o mesmo cuidado ao falar sobre a sua pretensão salarial.

Leve referências.

É comum que os entrevistadores peçam referências de pessoas com quem você já tenha trabalhado para saber mais sobre o seu perfil profissional. Por isso, é importante que você esteja sempre preparado para passar três ou mais contatos de pessoas com quem você já tenha se relacionado no âmbito profissional.